Praça São José, 243 - Baeta Neves - São Bernardo do Campo - SP

• YouTube Social  Icon

© 2018 Desenvolvido pela Pascom - Paróquia São José - Diocese de Santo André - Igreja Católica Apostólica Romana

NOSSA HISTÓRIA

FOTO: ACERVO PESQUISA MEMÓRIA DA PMSBC
CONSTRUÇÃO DA CAPELA 1929

Após o loteamento e a instalação dos primeiros moradores na Vila de Baeta Neves, os moradores sentiram a necessidade da criação de uma capela, pois para irem a igreja era necessário ir até a matriz de N. Sra. da Boa Viagem (viagem difícil pois as ruas ainda eram de terra). Foi então que alguns carpinteiros do bairro lideraram um mutirão, junto com outros moradores, para a construção da capela. Ao final das obras a Capela passou a se chamar São José devido ao grande número de carpinteiros no bairro.

BODAS DE PRATA

Em 1980 a paróquia celebra sua Bodas de Prata. Nesta época a cúpula já estava concluída com o presbitério centralizado logo a baixo. No presbitério também havia um belo baldaquino (estrutura que cobre o altar), além de adornos que faziam o cercamento do presbitério, onde se ministrava a Sagrada Eucaristia a assembleia.

Em 1980 a Paróquia recebe o Monsenhor Luiz Carlos Ravasio que permanece junto com o Cônego Lázaro Equini a frente da paróquia.

FOTO: ACERVO PESQUISA MEMÓRIA DA PMSBC
IGREJA SEM CUPULA 1950

Em 19 de março de 1955 é instituída pelo bispo diocesano de Santo André, Dom Marcos Jorge de Oliveira, a Paróquia São José, tendo como seu primeiro vigário o Cônego Lázaro Equini.

Com a chegada do Cônego Lázaro Equini, (em 1955) inicia-se as obras de construção da igreja, com o intuito de torna-la uma paróquia

A Paróquia é inaugurada ainda sem sua cúpula (foto a cima).

BODAS DE OURO

Com a chegada do Pe. Carlito (1985) novas mudanças acontecem na estrutura da igreja. Primeiro ele fechou a entrada principal da igreja e deslocou o presbitério do centro para esta nova área fechada (foto a cima).

Em 2001 é feita a cobertura do do trecho do estacionamento da paróquia a cima do salão paroquial, criando a área coberta utilizada nas festas. Foi construído também salas de catequese anexas aos braços da cruz do projeto original e é trocado todo o telhado da igreja e refeito os forros.

Em 2005 a Paróquia São José completa 50 anos em grande festa, com a presença de D. Nelson Westrupp.