Um dos estados de vida que é santificado por Nosso Senhor Jesus Cristo é o estado matrimonial.
Jesus abençoa o homem e a mulher que se unem para formar uma só família.

casamentoDeus criou nossos primeiros pais como esposos e os uniu para toda a vida.

“Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne (Gn 2,24)”.

Quando Jesus veio ao mundo para nos salvar, elevou este “casamento natural” à dignidade de Sacramento, ou seja, deu a esta união do homem e da mulher um valor sagrado, com as graças correspondentes para a missão que recebem.

Por isso, São Paulo compara o casamento à união de Jesus Cristo com a sua Igreja, esposa de Cristo. “Assim como Jesus ama a Igreja e morre por ela, os esposos amam-se e vivem um pelo outro”. (Efésios, V,22)

ORIENTAÇÕES PARA O CASAMENTO RELIGIOSO:

OS CASAMENTOS SÃO CELEBRADOS AOS SÁBADOS
Primeiro horário: 18h15 e o último às 21h15

PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS PARA A CERIMÔNIA RELIGIOSA:

1º PASSO: Agendar a data do seu casamento de acordo com os horários disponíveis da Paróquia, com o máximo de antecedência possível. Deixando um adiantamento, que será descontado no valor total do casamento. Após o prazo de 15 dias, caso venham a desistir, independente do motivo, este valor não será devolvido.

TRANSFERÊNCIA MATRIMONIAL

Caso os endereços do casal não pertençam ao território dessa paróquia, é necessário encaminhar os documentos do processo matrimonial à paróquia mais próxima da residência de um dos noivos para a transferência.

TAXA MATRIMONIAL

Para informações da Taxa Matrimonial entre em contato com a secretaria paroquial. Em caso de transferência o valor do processo matrimonial será dividido entre a paróquia que celebrará o casamento e a que fará a transferência.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INÍCIO DO PROCESSO MATRIMONIAL:

Cópia do RG dos noivos;
 Certidões de Batismo atualizadas para fins matrimoniais (providenciar com 5 meses de antecedência);
 Edital de Proclamas (marcar com 90 dias de antecedência no cartório);
 Certidão de Divorcio Autenticada (se houve divorcio);
Certidão de óbito;
 Certidão de Nulidade Matrimonial do religioso (se houve casamento religioso);
 Certificado da Catequese de preparação para o Matrimônio;
 Cópia do comprovante de endereço dos noivos.

Os noivos devem informar com máxima de antecedência caso um dos noivos seja: Cristão não católico (protestante, evangélico, pentecostal, etc) de outra religião (budista, islâmico, judeu, etc) ou até mesmo aqueles que foram batizados na igreja Católica e atualmente frequentam outra religião. A Igreja respeita todas as crenças, faremos uma solicitação de dispensa para o Bispo e assim poderá acontecer a cerimônia.

2º PASSO: Com cinco (5) meses de antecedência, providenciar 2ª via da certidão de batismo atualizada para “fins matrimoniais” do noivo e da noiva. Retirar estas certidões de batismo na paróquia onde os noivos foram batizados.

3º PASSO: Colocar no convite, que o Casamento Religioso será 30 minutos antes do horário do casamento.
 Não se permitirá atraso nenhum. Por isso, procurem colocar nos convites de casamento o horário de 30 minutos antes do casamento, para que todos estejam presentes antecipadamente.
 Se o atraso não tiver justificativa, o casamento passará para o último da noite.
 Por outra parte, é uma grande falta de respeito e educação para com os convidados, marcar uma hora e chegar outra.
Todos têm que estar na Igreja 30 minutos antes da hora marcada (noivos, pais e padrinhos).

4º PASSO: Com 90 a 60 dias de antecedência, marcar o casamento no CARTÓRIO. Levar os seguintes Documentos:
 Certidão de Nascimento Original;
 RG dos noivos;
 Duas Testemunhas com seus RGs originais;
 Taxa do Cartório.

OBS.: Não esquecer de solicitar o documento chamado “Edital de Proclamas”. Neste mesmo dia O CASAL deverá comparecer na paróquia para agendar uma entrevista sob juramento, trazendo os seguintes documentos:
 O Edital de Proclamas (Solicitado no Cartório);
 As Certidões de Batismo Atualizadas do Casal “Para Fins Matrimoniais”.

5º PASSO: Agendamento da Catequese de preparação para o Matrimônio.
 A Catequese em preparação para o Matrimônio poderá ser realizada em nossa paróquia, ou em outra paróquia de acordo com a disponibilidade dos noivos. Em nossa paróquia a preparação possui a duração de um dia, e é aos domingos das 7h às 17h no Salão Paroquial;
 Para agendamento da preparação consultar datas da paróquia;
Taxa da Catequese de preparação para o Matrimônio. Consultar valor na secretaria paroquial.

DECORAÇÃO DA IGREJA

A decoração ficará sob sua inteira responsabilidade. Ela permanecerá para ser utilizada em todos os casamentos. Sua colocação deverá ser agendada com o decorador, respeitando as normas e horários da Igreja
 Não será permitido jogar pétalas de rosas, arroz, ou qualquer outro tipo no chão da igreja (prática que torna o chão escorregadio e suja o ambiente).
Não será aceita, no decorrer da celebração ou final, execuções de ideias que fuja do rito sacramental, como: quebra de taças, soltar bolinhas de sabão, etc.

MÚSICAS

Os noivos podem contratar uma banda ou optar por um CD.
 Orienta-se que as músicas sejam adequadas para a cerimônia religiosa.
Obs.: Trazer com antecedência para o responsável da Equipe de Casamentos para aprovação.

Esclarecimentos: Essas taxas não são pagamentos pelos SACRAMENTOS celebrados, mas sim, uma forma de manter os serviços prestados pela Igreja quando da celebração dos mesmos sacramentos. A Igreja, os Funcionários, as Estruturas que devem ser preservadas para te servir HOJE, mas também para servir as pessoas de AMANHÃ.