A celebração das exéquias cristãs tem por finalidade ser presença consoladora e fraterna junto aos familiares dos falecidos e anúncio pascal da ressurreição, sendo que elas são mais úteis aos vivos do que aos mortos. A dor dos familiares enlutados desperta compaixão. Dor que não é possível quantificar, pois tantas vezes é proporcional às circunstâncias que provocaram a morte.

 

O ritual das exéquias cristãs, além das orações, propõe o uso de símbolos e ritos muito significativos e eficazes para consolar e evangelizar. Por exemplo: a cor roxa dos paramentos litúrgicos expressa a misericórdia.

 

Além de outros símbolos cristãos: O “círio pascal” lembrando o Cristo ressuscitado. A cruz recorda que a morte de Cristo é paradigma da morte do cristão. A bíblia mostra que a Palavra de Deus foi luz para os pés daquele que acaba de chegar no fim de sua peregrinação terrena. A Palavra de Deus, está acima das orações e outros ritos, pois assegura a dimensão pascal. As flores falam dos sentimentos dos familiares, das pessoas amigas do defunto e de todos os enlutados. Expressam participação na dor e no luto e, ao mesmo tempo, indicam esperança de vida. A água benta e sua aspersão lembra o batismo que nos faz entrar na dinâmica pascal e participar da paixão, morte e ressurreição do Senhor. Assim como no batismo os familiares traçaram o sinal da cruz na fronte da criança, agora todos são convidados a fazer a mesma coisa sobre o corpo do que morreu, enquanto o aspergem. As procissões recordam que todos vivemos como peregrinos nesta terra e que a morte é também uma viagem para a eternidade.